Tutoriais Displays II : LCD via I2C utilizando PCF8574

Bom nesse tutorial ensinarei a ligar LCD's utilizando apenas dois fios no arduino utilizando o protocolo I2C, usaremos o Circuito Integrado PCF8574P nesse projeto.
O PCF8574 é um CI expansor de portas 8 bit's usando a comunicação I2C(SDA/SCL)
Lembrando SDA = Serial Data, SCL = Serial Clock.
Utilizaremos a biblioteca LiquidCrystal_I2C link para download :  http://hmario.home.xs4all.nl/arduino/LiquidCrystal_I2C/LiquidCrystal_I2C.zip
Circuito:
O circuito é bem simples. Utilizaremos:
1 x Arduino
1 x PCF8574
1 x LCD 16x2
Jumpers

Código:
Após isso é só utilizar o Serial Monitor para enviar os caracteres ;)

7 comentários:

  1. ótimo seus projetos amigo, estou com um projeto controle d acesso, quando eu digito a senha ñ aparece nada no lcd,porem funciona. no caso eu só qro criptografar a senha vc teria alguma função p/ issso p/ aparecer os ************* no lcd ??? obrigado sucesso vélho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloca no código de controle de senha que ao pressionar um botão ele imprima um '*' no lcd

      Excluir
    2. blz meu amigo,vou ver aki se consigo caso eu ñ consiga t mando o código e vc me fala o trexo onde eu faço a alteração,comecei faz pouco tempo com programaçao e arduino, abraço obrigado.

      Excluir
  2. estou utilizando o lcd wh1602a sera que a ligação é a mesma?

    ResponderExcluir
  3. MEU DEU ERRO COM ESSE CODIGO.








    lcf:4: error: invalid conversion from 'int' to 't_backlighPol'
    lcf:4: error: initializing argument 3 of 'LiquidCrystal_I2C::LiquidCrystal_I2C(uint8_t, uint8_t, t_backlighPol)'
    C:\Program Files\ARDUINO\libraries\LiquidCrystalI2C/LiquidCrystal_I2C.h: In function 'void setup()':
    C:\Program Files\ARDUINO\libraries\LiquidCrystalI2C/LiquidCrystal_I2C.h:154: error: 'int LiquidCrystal_I2C::init()' is private
    lcf:8: error: within this context







    lcf:4: error: invalid conversion from 'int' to 't_backlighPol'
    lcf:4: error: initializing argument 3 of 'LiquidCrystal_I2C::LiquidCrystal_I2C(uint8_t, uint8_t, t_backlighPol)'
    C:\Program Files\ARDUINO\libraries\LiquidCrystalI2C/LiquidCrystal_I2C.h: In function 'void setup()':
    C:\Program Files\ARDUINO\libraries\LiquidCrystalI2C/LiquidCrystal_I2C.h:154: error: 'int LiquidCrystal_I2C::init()' is private
    lcf:8: error: within this context

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.